Notícias

07
JUL
2020
Vender depressa e bem a sua casa

Vender depressa e bem a sua casa

Dicas para vender a sua casa depressa e bem

Nos últimos anos, temos conhecido muitas casas. Todas elas diferentes, feias e bonitas, umas boas outras más, grandes e pequenas, com sol e sem sol, acessíveis outras demasiado caras, bem situadas ou mal situadas...enfim de  tudo !:)
Apesar de o mercado ter evoluído muito, os clientes só compram uma casa pela qual se encantam e se apaixonam quase sempre no primeiro impacto. O primeiro impacto é essencial, até porque só temos uma única vez, para causar uma boa primeira impressão. Ao fim de algum tempo, as casas ficam com um ar usado e descuidado que não apetece a ninguém. Mas bastam alguns truques, e as casas podem ficar lindas de morrer ao ponto de causar um sorriso nos lábios, e uma enorme vontade, de ali morar.
A casa é para se usar, e para se ser  feliz! E por isso, tem que ser bonita, tem que acolher, ser confortável tem que encher todas as medidas.
Há casas lindas, bem arranjadas, bem decoradas, com uma luz que nos envolve e nos dá vontade de mudar logo de casa ! São estas casas, as que se vendem quase no imediato. Porque as pessoas raramente, compram paredes e vigas, mas sim, sonhos e emoções. Ninguém sonha com uma casa desmazelada  e estragada, por isso os proprietários devem cuidar bem da sua, antes de a pôr à venda.
Nem sempre são as melhores casas, que se vendem mais depressa, mas sim, aquelas que causam melhor impacto!

Existem 4 passos a seguir: Arrumar, Limpar, Reparar, Valorizar
 
1º Arrumar

Parece obvio, não é?  Mas não significa regra básica, para todos proprietários . Arrume a casa, por favor. É fundamental!
Arrumar significa, retirar tudo o que está a mais. Aproveite e comece divisão por divisão, a tirar os objectos que não usa. Destralhe e despersonalize a casa, para evitar distrair os clientes. Separe tudo, o que é para dar ou vender. Arrume tudo que não usa diariamente, e se vai ter que encaixotar, é melhor começar já!  Vai-lhe facilitar a vida na hora da mudança. Não guarde os caixotes em casa, peça para guardar em casa dos pais, sogros ou amigos,no limite ponha tudo na garagem ou nos arrumos. Uma casa cheia, vai parecer que têm falta de arrumação, e se tiver tudo organizadinho, a sua casa vai parecer maior e marcar pontos logo na primeira visita.
Não perca o foco, o objetivo não é mostrar a sua vida, mas vender  a casa, o mais rápido e ao melhor preço possivel !

Quanto mais espaço livre, maior vai parecer a casa. Não hesite em tirar alguns móveis e plantas que estejam a mais... mesmo que tenham sido dados pela avó, mãe ou sogra. Uma casa sobrecarregada, vai distrair a atenção dos visitantes e parecer pequena e sem arrumação.
A circulação na casa tem ser fluida, deve mudar de sitio de alguns móveis que atrapalhem a circulação de pessoas ou bloqueiam passagem para divisões, o fechar de uma porta ou o abrir de uma janela.

 

 2ºLimpeza
 
A casa não deve só estar limpa, ela tem que estar impecável e cheirosa. Quem é que gosta de uma casa suja?
Uma casa limpa é mais atraente, mostra que o proprietário é cuidadoso, enquanto que uma casa suja, é um verdadeiro obstáculo á venda.
Por isso a próxima dica é que faça uma limpeza geral. Tudo tem que ficar a brilhar, tectos, portas, maçanetas, rodapés, janelas, interruptores, juntas de ajulezos. Na cozinha e casa de banho a limpeza tem de ser irrepreensível.
Por fim, ponha o chão a espelhar, encere o soalho e lava os tapetes e as alcatifas !

 Elimine os maus cheiros

Se tem animais, problemas de humidade ou um fumador dentro de casa, lembre-se que estes cheiros ficam entranhados nos tecidos e têm de ser eliminados. Pode estar tão habituada, que nem o sente, mas eles estão lá, e os potenciais compradores também os vão sentir.
Areje bem as divisões, lave os cortinados, limpe os tapetes. Se tudo estiver bem lavado, a casa fica a cheirar bem. Nunca ponha velas ou desodorizantes numa casa que não está limpa, porque os cheiros vão misturar-se, e vai ser «pior a emenda que o soneto». Esta etapa dá trabalho mas vai deixá-la com aquele sentimento de dever cumprido, e ajudar muito a vender rapidamente a sua casa .

3ºReparar

Depois de arrumar e limpar a  casa, vai perceber que algumas coisas não estão como deviam. Ás vezes por desleixo, adiamos pequenas reparações, que na hora da venda só vão servir de argumento para baixar o preço da casa!
Tem que se pôr no lugar do comprador que começa a ver só defeitos...  e pronto lá se vai o encanto com a casa, e a vontade de lá morar. A primeira coisa que vai pensar, é tudo o que tem que arranjar antes de se mudar.
Mais uma vez, percorra a  casa de «fio a pavio» e anote tudo o que tem que ser arranjado e todos os materiais que vai precisar de comprar. Aquela porta do armário do wc que está com a dobradiça estragada há seculos, a porta do roupeiro que não fecha só porque o íman caiu á 2 anos e ainda não foi comprar a peça, as dobradiças da cozinha que precisam de uma afinação para não ficarem descaídas, a porta que ranje por falta de óleo, a mancha de humidade já seca e reparada mas nunca pintada, porque ainda não lhe apeteceu…
Quer vender a sua Casa? Então vá arregace as mangas e comece já, a reparar a casa!
Se não tem jeitinho nenhum para bricolagem, procure um profissional que lhe faça esses arranjos, vai ver que compensa ter a casa toda em condições.

 
4º Valorizar

Localização e zona

Aqui, vai ter que se lembrar de tudo o que o levou a comprar a casa…A paragem de autocarro que está mesmo ao lado, a farmácia no fundo da rua, o Banco em frente, as escolas a 200 metros, o supermercado da esquina…enfim tem que transmitir todas a comodidades do seu bairro.
 
Encha a casa de Luz
 
Pôr a casa mais luminosa, mudar as lâmpadas para outras com mais potência, para conseguir mais luz interior na casa é uma forma simples de tornar a casa mais atraente.
Escolha cortinas mais finas e claras, ajudam a casa a ficar mais luminosa por deixarem entrar a luz natural. Se a sua casa têm uma vista bonita abra as cortinas antes da visita para mostrar o potencial da mesma.
Vista a sua casa com cores claras e neutras. As colchas, capas para o sofá, cortinados, tapetes destas cores vão dar a sensação de mais amplitude.
 
Espaços exteriores
 
Tudo que é espaço exterior marca pontos, por isso tem que ter um cuidado redobrado. Se a casa tiver varandas, terraços e jardins estas zonas exteriores devem estar bem tratadas e apelativas.
 
Escolha a Agência Imobiliária
 
Escolha as imobiliárias na sua área de residência. Verifique se a agência está registada no INCI, se tem um bom ar que lhe transmita confiança e profissionalismo.
Peça às imobiliárias para marcarem as visitas consoante os dias e o seu horário disponível, e para avisarem sempre com antecedência, para ter sempre a casa impecável.


 
Andreia Nunes
Metroinveste- soc.de Mediação Imobiliária, Lda.
www.metroinveste.pt
 
Artigo inspirado por Home Staging
 
|
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.